13/05/2012, 21h39

A novela dos voos Azul para Paulo Afonso

Desde 2009 a Azul Linhas Aéreas Brasileiras já tinha intenção de estabelecer novas rotas no Nordeste, com destaque específico para o interior da Bahia. A empresa finalmente anunciou em maio do ano passado sua intenção de criar uma rota entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e a cidade de Paulo Afonso na Bahia. No pedido constavam três frequências diárias entre as duas cidades. Na mesma época foi feito um pedido para voos entre Campinas e o Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora, pedido esse autorizado no início do segundo semestre: os voos tiveram início em 22 de agosto.

Enquanto isso, os passageiros que moram ou trabalham em Paulo Afonso seguem sem saber quando serão atendidos pela empresa. O tópico que mais tem sido abordado nos comentários aqui no site é justamente a rota para Paulo Afonso. Invariavelmente, a mesma pergunta: quando os voos começarão? Provavelmente nem a Azul sabe. A informação que temos é que, da parte da Azul tudo está pronto — ou ao menos estava em 2011 —, inclusive, com postos de atendimento no aeroporto de Paulo Afonso. Jornais da região fazem especulações desde o fim do ano passado.

Inicialmente, os voos deveriam ter começado em agosto (junto com os voos para a Zona da Mata, em Minas Gerais), depois em outubro e esse prazo não demorou para ser adiado para novembro. Um passageiro ouvido pelo portal Pan Notícias, da região de Paulo Afonso, mostrou em janeiro foto de um painel no Aeroporto de Viracopos que mencionava uma saída para Paulo Afonso com escala em Salvador, algo que não estava disponível. Além disso, a empresa chegou a publicar na edição de número 12 de sua revista de bordo um mapa de rotas que incluía Paulo Afonso, que foi retirado na edição seguinte.

O que estaria faltando? Duas hipóteses têm circulado: uma fala que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não teria autorizado; a outra, que a Azul estaria esperando um incentivo fiscal do governo da Bahia para pagar menos ICMS sobre o querosene de aviação adquirido no estado. Esse incentivo é algo que a empresa também buscou no Mato Grosso do Sul, com a intenção de voar para Três Lagoas. O governo da Bahia já dá isenção fiscal automática no combustível a cias. aéreas que operam cinco destinos no estado. No caso, Paulo Afonso seria o quarto da Azul, além de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. A empresa teria solicitado a isenção fiscal com base na impossibilidade de operar nos aeroportos de Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista, que não têm condições de receber os voos Azul.

Na semana passada David Neeleman, fundador da Azul, deu entrevista em que, além de exaltar a situação financeira da empresa, que estaria “muito melhor que a concorrência”, anunciou a intenção de incluir rotas para mais dez destinos na malha da Azul. Ele não deu prazo nem mencionou quais são esses destinos. Quem sabe Paulo Afonso estará entre eles?

Este texto é apenas uma especulação com base em fatos concretos e em hipóteses que têm sido ventiladas pela imprensa local. Até que alguma fonte ligada ao assunto, como a própria Azul ou o governo da Bahia, se posicione, é tudo o que temos.

Achou esta informação útil?

Siga-nos no Twitter Receba um e-mail sempre que o site for atualizado

9 comentários para “A novela dos voos Azul para Paulo Afonso”

  1. Jorge Eduardo escreveu:

    Parabéns, por mostrar esse problema que os Pauloafonsinos e os habitantes das cidades circunvizinhas estão enfrentando, seria muito importante uma empresa do porte da Azul que está em constante crescimento e ultrapassando suas concorrentes. É de fato continuaremos sofrendo com esse impasse que não sabemos quando terminará e se terminará de forma positiva, porém a empresa sabe a importância que seria incluir Paulo Afonso em suas rotas, pois atenderá não só Paulo Afonso-BA, mais as cidades da Bahia, Sergipe e Alagoas e também as cidades de Pernambuco que ficam a 40 minutos do Aeroporto da cidade.

    16/05/2012, 12:52
  2. Fernando Lima escreveu:

    Que pena, enquanto isso a população de Paulo Afonso e região tem que penar em viagem de onibus 08:00 à 09:00hs para salvador ou 05:00hs para Aracaju, para poder pegar um vôo. Até quando????

    17/05/2012, 9:10
  3. CEZAR escreveu:

    Me sinto envergonhado, como pauloafonsino de ver minha cidade barganhando um vôo com uma empresa que aparentemente irá prestar um “serviço social” (que não visa lucro), será? Pois aparentemente a rota não irá dar retorno a esta companhia aérea!
    Diante de uma notícia como esta de que a Azul estaria barganhando desconto no combustível? Ou seja, iremos pagar duas passagens caso esta manobra se concretize. Absurdo…
    Diante deste fato acho que é melhor realmente não sermos atendidos pela Azul,pois depois de todos os esforços que a própria cidade realizou (até a própria divulgação gratúita boca a boca da empresa aqui na região enaltecendo a companhia) o Aeroporto foi reformado, o corpo de Bombeiros teve uma unidade avançada até o Aeroporto ou seja toda infraestrutura (ao meu ver como leigo) foi prontamente atendida e o melhor uma população regional (mercado) que praticamente é responde por 25% da ocupação do aeroporto de Aracajú além de uma boa participação em Salvador, Recife e Maceió.
    Então Azul, abra o olho você hoje está escolhendo amanhã poderá ser que não seja escolhida caso mais alguma companhia veja o tamanho do potencial da região!!!

    17/05/2012, 9:15
  4. Voos Azul escreveu:

    Olá, Cezar. A questão da isenção de ICMS é apenas uma hipótese que não pudemos confirmar. Além disso, o governo da Bahia já dá isenção fiscal automática no combustível a cias. aéreas que operam cinco destinos no estado. No caso, Paulo Afonso seria o quarto da Azul, além de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. A empresa teria solicitado a isenção fiscal com base na impossibilidade de operar nos aeroportos de Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista, que não têm condições de receber os voos Azul.

    Independentemente de tudo isso, ainda parece que está faltando algo a ser contado nessa história, pois o simples fato de não ter isenção de ICMS não nos parece motivo suficiente para não operar o destino depois de ter investido no aeroporto, o que a Azul de fato já fez. Mas ninguém, tanto na cia. aérea como no governo da Bahia, se posiciona, então tudo o que resta são especulações.

    O texto acima é apenas uma especulação com base em fatos concretos e em hipóteses que têm sido ventiladas pela imprensa local. Até que alguma fonte ligada ao assunto se posicione, é tudo o que temos.

    17/05/2012, 10:26
  5. Rita de Cássia Camargo escreveu:

    Até que em fim, lembraram dos Paulo Afonsences, nos que moramos em campinas e temos parentes em Paulo Afonso, ter que ir até Recife, Salvador ou Paraiba, para velos e terminar a nossa viagem mais ou menos de 08 a 12 horas, Obrigado a todos vocês e espero que eu voe com a AZUL para Paulo Afosa

    15/06/2012, 20:13
  6. marques escreveu:

    essa novela da azul em paulo afonso só depende dos politico pois no brasil são eles quem dão as ordens.
    talvel esteja próximo já que eleição esta ai, se liga genteeeeeeeeeeeeeeeee ! pensar mais antes de escolher. aconpanho essa novela muito tempo

    19/06/2012, 21:23
  7. Décio escreveu:

    Eu moro em SP e vou para a região de Paulo Afonso todos os anos, e já faz tempo que esta novela se entende. Desde a saía da BRA realmente virou um transtorno viajar pra lá. Já deixei de ir algumas vezes por cauda disso. Não entendo porque tanta dificuldade em resolver uma questão como essa.

    09/07/2012, 22:33
  8. Marcos escreveu:

    Esperamos que essa situação seja resolvida o mais breve possível, pois ninguém mais aguenta passar mais de 10 horas de viagem dentro de um ônibus da Regional, que mesmo o serviço que se diz LEITO os serviços prestados por outras empresas do eixo Rio-São Paulo em ônibus comerciais são bem superiores.

    02/11/2012, 23:10
  9. Darcy escreveu:

    UFA!!!! só espero que toda esta burocracia seja logo resolvida para que todos se saiam bem, inclusive EU que sou “PA” e tenho familiares em Minas e S.Paulo, e as CIAS AÉREAS bem sabemos que em tudo isto só tem a ganhar. Ou estou erreda???

    15/05/2013, 17:39

Deixe um comentário

Atenção: Não respondemos a comentários por e-mail. Caso seu comentário seja respondido, você deve voltar a esta página para ler a resposta.

Spam Protection by WP-SpamFree



Sobre

Este site não é afiliado ou aprovado pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O conteúdo é liberado em Creative Commons.
Web Analytics

RSS

Powered by WordPress.